No Centro Histórico de Belmonte, num espaço esquecido pelas gentes de Pedro Álvares Cabral, surge um casal de recém casados mas com muitos anos vividos em cumplicidade, que decide restituir-lhe a alma e a vida. O proprietário que até então não lhe tinha visto algum valor, decidiu aceitar a proposta intrigado com o que para ali viria.
A notícia da chegada deste casal de estranhos que pretendia criar raízes, alastrou-se rapidamente e aguçou a curiosidade de todos. Em pouco tempo e perante os olhares incrédulos e desconfiados dos vizinhos, o casal apaixonado pela gastronomia e pelos sabores tradicionais portugueses, de nomes Maria João e Manel, conseguiram o seu primeiro objectivo, abrir ao público a tempo da Feira Medieval em Agosto de 2014. Durante as festividades, receberam dezenas e dezenas de turistas e, claro, as pessoas da terra desejosas de ver o que aí iria ser servido.
Maria João, quando aí entrou pela primeira vez, tirou-lhe de imediato as medidas e sabia exactamente a roupagem que lhe queria dar. Finda a Feira Medieval e o menu aprovado com distinção, começaram a colocar o projecto em andamento. E onde outrora existiu uma taberna de vinhos espirituosos e petiscos modestos, renasceu uma taberna renovada, com um fato novo, petiscos caprichados e sobremesas deliciosas onde não falta nunca momentos únicos de convívio e amizade.
Os petiscos têm o tempero único da chefe e, os clientes que quando veem a comida chegar a mesa acham muito, deliciam-se e acabam por comer tudo…e não sabem que a cozinheira detesta restos! Os doces de colher vêm dentro de potes de vidro, com a dimensão perfeita para quem está de dieta…de fast food. A Requeijada de Belmonte, invenção da cozinheira e sucesso na Feira Medieval, é o ex-libris da casa.
“O prazer pela arte da cozinha é o melhor dom que podia ter”, diz Maria João, cozinheira de mão cheia, “inventa-se muito e reinventa-se mais.” Os clientes querem conhecê-la e à sua cozinha, surpreendidos com os milagres salgados e doces que de lá saem. O Manuel de porte grandioso e pachorrento, cativa pela sua simpatia e amabilidade natural de um verdadeiro relações públicas.
Hoje a Taberna Fio de Azeite, conta com 5 anos, e já foi visitada por centenas de pessoas.
TABERNA Fio de Azeite 2023 | Todos os direitos reservados